Receitas de pratos capixabas

As influências gastronômicas do Espírito Santo vieram da mistura entre a cultura capixaba local com a dos estrangeiros (portugueses, africanos e povos do norte da Europa).
Fomos fortemente influenciados pelos alemães com a sua culinária repleta de batatas e carne de porco. Já os portugueses incrementaram nossa culinária com os típicos pratos à base de bacalhau, azeite e também doces feitos com ovos. E como nosso estado é divisa com Minas Gerais e Bahia, também recebemos mais sabor com pratos como: Vatapá e péla-égua. Assim, possuímos uma diversidade de pratos maravilhosos e iremos indicar duas receitas de comidas tipicas capixabas para que você possa reproduzir.

Moqueca capixaba

Ingredientes
• 1,5 kg Peixe fresco (badejo, robalo, papa-terra ou namorado)
• Camarão (opcional)
• Coentro
• Cebolinha verde
• Cebola branca
• Azeite de oliva
• Sementes de urucum
• Tomates
• Limões
• Sal fino
• Óleo de soja
• Pimenta- malagueta (opcional)

Modo de preparo
Primeiro, é necessário que se limpe bem o peixe e o corte em postas de 5 centímetros de largura. Depois lave-o com limão e deixe descansar em um recipiente com alho e sal. Assim, separe a cabeça para o preparo do pirão.
Depois, pegue a panela de barro e adicione um pouquinho de óleo de soja e azeite de oliva. Use o socador para criar uma massa que deverá ir para o fundo do recipiente. Vire e revire as postas, para evitar que elas fiquem uma por cima das outras por fim tampe a panela. Corte o coentro, tomate e cebola e acrescente em cima das postas de peixe que estão guardadas na panela.
Coloque azeite e suco de limão no caldo. O prato deve cozinhar por 20 a 25 minutos. Lembre-se de balançar a panela vez ou outra para que as postas do peixe não fiquem grudadas no fundo. Dessa forma, salpique coentro picadinho para dar mais charme e sabor a refeição sirva com e arroz branco e pirão.

Torta capixaba
Este prato veio das tradições das cidades e vilas de pescadores do Espírito Santo, e é bastante consumido durante a semana santa.

Ingredientes
• Siri;
• Caranguejo;
• Camarão;
• Ostra;
• Sururu;
• Badejo;
• Bacalhau;
• Palmito natural;
• Cebola;
• Alho;
• Pimenta;
• Azeitona;
• Limão;
• Ovos;

Modo de preparo
O primeiro passo, é fazer a moqueca de cada fruto do mar, e depois extrair o caldo deixando-o bem sequinho. Assim, prepare um refogado de temperos e palmito em uma panela. Aguarde o molho começar a ganhar mais resistência, e então junte os cozidos, e vá mexendo até a água desaparecer.
Deixe esfriar e enquanto isso em outra panela, cozinhe 6 ovos, para usá-los na finalização do prato, junto às azeitonas e a cebola. Por fim, insira o bacalhau, dando liga à massa e transfira o conteúdo a uma panela de barro. Coloque no forno e quando a espuma estiver coradinha significa que a refeição está pronta para comer.
A gastronomia do Espírito Santo é uma parte da nossa cultura que atrai visitantes de todos os lugares. Aproveite essas receitas maravilhosas para poder saborear o melhor da culinária capixaba!

TURISMO CULTURAL NO ES: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA APROVEITAR O ESTADO SEM PRECISAR IR ÀS PRAIAS

O estado do Espírito Santo vem investindo bastante no turismo e apresentando crescimentos na qualidade de vida, considerando a média nacional.

Além das praias, montanhas, vegetação rica e diversas atrações culturais, é possível visitar o estado e aproveitar de várias formas diferentes.

Uma das principais características do Espírito Santo é que o centro turístico e administrativo do estado se localiza em uma ilha conhecida como Ilha de Vitória, devido ao nome de sua capital.

A ilha é ligada por pontes com outras regiões, e é diretamente por elas que é possível explorar de forma rápida o melhor do trecho Vitória/Vila velha.

Por serem regiões cercadas pelo mar, o clima é bem litorâneo e as praias são consideradas um dos principais pontos atrativos. Porém além das praias, existem outros pontos turísticos que indicaremos para vocês, confira.

Convento da Penha
Turismo religioso muito forte no estado, atrai visitantes de todos os cantos. Em abril acontece a Festa da Penha, uma das maiores festividades do Espírito Santo, pois homenageia a padroeira do estado.

Nessa época do ano, o convento recebe cerca de 1,5 milhão de turistas para as festividades espalhadas pelas regiões. O Convento da Penha é a principal delas.

O local não é abrigo para freiras, mas sim para freis, membros religiosos de ordem franciscana que têm São Francisco de Assis como principal referência.

Antes da pandemia do covid-19, diversos fiéis subiam as escadarias para visitar a igreja e assistir às missas que acontecem diariamente das 5h às 17h.

Casa da Memória
Um pequeno museu localizado no centro histórico de Vila Velha dentro de uma construção do final do século 19.]

O visitante encontra um acervo histórico com fotos, estátuas e outros objetos.
Esses itens ajudam os visitantes a conhecer um pouco da cultura de Vila Velha.

Igreja do Rosário
Outra parada para quem gosta de história e turismo religioso é a Igreja do Rosário. Foi a primeira igreja fundada no Espírito Santo e a quarta a ser construída no Brasil.

A igreja tem a mesma idade que o município de Vila Velha e devido à sua importância, foi recentemente restaurada. A igreja fica na Praça da Bandeira, que também é conhecida como região da Prainha.

Além desses pontos turísticos tem o Farol de Santa Luzia, a fabrica de chocolates da Garoto, Palácio Anchieta, Catedral Metropolitana, entre outros.

Agora que você já conhece alguns dos nossos pontos turísticos, vamos aproveitar para reservar um quarto na nossa pousada e conhecer de perto esses lugares. Vale a pena a visita!

IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ NAS POUSADAS

O café da manhã é a principal refeição do dia para o ser humano. Nas pousadas e nos hotéis é um dos serviços considerados mais importantes pelo hóspede. Logo, é uma refeição que deve ser bem preparada e com bastante fartura, afinal, na maioria dos estabelecimentos é servido como cortesia. Então, investir no serviço impecável e diferente é fundamental.

Quem não gosta de acordar e encontrar uma fartura de café da manhã pronto né? Valem pensar em todos os detalhes como a toalha de mesa, utensílios, guardanapos, talheres e o mais importante nesse momento, a higiene.

Mas por que o café da manhã é tão importante nas pousadas e hotéis? Uma pesquisa feita no site hotels.com apontou que um dos serviços mais avaliados pelos clientes é o café da manhã. Sendo assim, investir nesse serviço se torna algo muito importante e necessário.

Não podemos descartar um bom atendimento, ambiente limpo, lugar agradável, até porque os clientes também avaliam isso.

Por conta da pandemia do covid-19, novos hábitos foram adquiridos e algumas mudanças ocorreram para garantir a segurança dos clientes.

Sendo assim, é de extrema importância evitar o contato físico. O uso de descartáveis e embalagens individuais é fundamental. Porém, escolha usar a manteiga, geleia, açúcar, granola, entre outros, em embalagens separadas. Assim manterá a segurança do estabelecimento.

Nunca se esqueça de decorar o ambiente e deixar mais receptivo. Pequenos gestos podem fazer a diferença.

Muitas pousadas e hotéis aderiram servir o café da manhã nos quartos. Dessa maneira, o cliente se sentirá acolhido e mais confortável por saber que pode ter conforto e privacidade, caso opte.

Gostou das nossas dicas? Espero que sim! Venha aproveitar o nosso café da manhã maravilhoso em nossas pousadas.


Fonte: https://blog.bomsabor.com.br/a-importancia-do-cafe-da-manha-para-pousada-ou-hotel/#:~:text=Por%C3%A9

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE HOTEL E A POUSADA

Muitas pessoas não sabem a diferença entre o hotel e a pousada.


O que é uma Pousada?


No dicionário, o termo pousada significa: Casa em que se admite hóspedes; pensão, hospedaria, albergue.”
A pousada nada mais é que um estabelecimento comercial que oferece estadia para a pessoa em troca de um valor (diária).


Características de uma pousada
São instaladas na horizontal;
Não tem mais do que três andares;
Única construção ou diversas construções;
Chalés, bangalôs e pequenas casinhas;
Recepção;
Alojamento;
Alimentação;
Piscina;
Estacionamento;
Banheiro privativo;


O que é um hotel?


No dicionário, o termo hotel significa: Estabelecimento que provê alojamento e, habitualmente, refeições, entretenimentos e outros serviços para o público. O hotel tem a mesma função de uma pousada, mas não é a mesma coisa.


Características comuns do hotel
Hóspede é direcionada para uma unidade habitacional;
Quarto mobiliado;
Banheiro privativo;
Telefone;
Internet;
Estacionamento;
Academia;
Restaurante;
Lavanderia;
Spa;


Diferença entre Pousada e Hotel
Iguais, porém diferentes. Existem características parecidas entre os dois modelos de hospedagem, confira:


Hotel
Pode chegar a ter mais de 200 quartos;
Pode chegar a mais de 100 andares;
Equipe dividida por setores;
Dividido apenas em quartos ou apartamentos;
Formal;
Tem televisão, ar condicionado e frigobar;
Procurado por viajantes a trabalho
Funciona o ano inteiro;


Pousada
A maioria tem no máximo 30 quartos;
Possui em média 3 andares;
Equipe de colaboradores é menor;
Pode ser divididas em quartos, chalés, cabanas, casas;
É mais familiar;
Muito procurada por viajantes a passeio;
Algumas abrem apenas na alta temporada;

E aí, gostou de saber a diferença entre pousada e hotel?

DICAS DE COMO ECONOMIZAR PARA FAZER UMA VIAGEM

Viajar, conhecer pessoas novas, lugares novos é um sonho de muita gente.

Mas como viajar sem dinheiro? Além dos gastos mensais, quase não sobra dinheiro para fazer uma viagem, é ai que surge a famosa dúvida: Como juntar dinheiro para viajar?

1° passo- Planejamento

Quando pensamos no custo de uma viagem, é comum pensar na gasolina, se for de ônibus ou avião, na passagem. Porém, é importante pensar:
Na documentação;
Taxas para bagagem;
Custos de hospedagem;
Custos da alimentação;
Custos de transporte e telefonia na cidade visitada (se caso for para fora do país);
Compras locais (famosas lembrancinhas);
Restaurantes;
Atrações turísticas;
Passeios guiados;

2° passo- Organize sua vida financeira

Muito importante fazer um planejamento financeiro e isso serve para todas as pessoas.
Faça uma planilha, comece colocando o quanto você ganha, quanto você gasta e onde gasta. Dessa forma, fica mais fácil de controlar o seu gasto.
Depois que você organizar sua vida financeira, é a hora de começar as economias.

3° passo- Encontre maneiras para começar a economizar

Comece descartando gastos supérfluos, como:
Fast food;
Comer em restaurantes;
Compras desnecessárias;
Academia (faça em casa mesmo seus exercícios);
Compras parceladas;
Festas;

É essencial definir metas financeiras, comece com a poupança, defina uma porcentagem que você possa depositar todos os meses.
Se for de avião ou ônibus, compre suas passagens em um momento oportuno. Os preços costumam oscilar muito, então fique de olho.
Não viaja em alta temporada se você não tem muito dinheiro. Dependendo da época que você for escolher os preços podem triplicar.
Utilize aplicativos de desconto. Existem aplicativos que te dão pontuações.
Procure formas de gerar renda extra, exemplos: Brechó de coisas que não usa mais.

4° passo- Acompanhe o seu progresso

Reserve um dia do mês para acompanhar os seus lucros e os seus gastos. Investe o seu dinheiro, procure checar se a carteira de investimentos escolhida é o mais adequado ás suas pretensões.
Juntar dinheiro não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso se organizar e ter consciência dos seus gastos.

Depois dessa dica, que tal planejar uma viagem?

Fonte: https://blog.rico.com.vc/como-juntar-dinheiro-viajar

Dicas de como arrumar a mala de viagem

Arrumar as malas sempre foi difícil, seja para os homens até mesmo para as mulheres. Você compra as passagens, planeja o seu dia, compra roupa, biquíni, e pensa que nada vai dar errado. Acontece quem nem sempre as coisas saem como planejado e esquecer é normal no nosso cotidiano.
Para que nada de errado aconteça, trouxe algumas dicas necessárias que todo mundo deve saber ao viajar.


Qual será o seu meio de transporte?


Se for de avião é preciso ficar atento as novas regras de bagagem das companhias aéreas.
Voos internacionais: uma de 32 kg e a outra 23 kg.


Itens proibidos: Cigarros, bebidas, produtos contendo organismos geneticamente modificados, réplicas de arma de fogo, agrotóxicos, mercadoria atentatória á moral, substâncias entorpecentes ou drogas, entre outros.


Faça uma lista

A famosa lista para não se esquecer de levar nada! Faça no bloco de notas do celular ou em uma agenda que não culpe espaço na bolsa, ok?
Anote tudo! Qual motivo da viagem? Anota se está indo para visitar alguém, se quer conhecer os pontos turísticos.
Quanto dia irá ficar? Muito importante saber a quantidade de dias, para você não se esquecer de levar nada ou levar coisa demais.
Vai está frio ou calor? Olhar o clima antes de fazer as malas, para não faltar aquele traje de banho ou até mesmo aquela blusa de tricô bem quentinha.

Monte o look: Montar os looks do dia economiza tempo e organiza sua mala.
Como devo dobrar minhas roupas?
Muita gente dobra, outras fazem rolinho. Os dois métodos estão corretos e não existe jeito melhor. Dobre normalmente as peças de grande volume (casacos), as meias você pode deixar dentro dos sapatos e encaixe as peças intimas nos vão da mala.
Sem nécessaire grande
O volume da nécessaire certamente vai ocupar um espaço e te atrapalhar.
Toalha? Pode deixar em casa!
Hoje as pousadas disponibilizam toalhas para os hóspedes, então sem levar tolha ok?
Importante deixar todos os itens que separou para viagem na vista. Dessa forma, terá uma noção melhor do que precisa ou não levar.


E ai? Gostou das dicas?


Fonte: https://www.alem.com.br/guia/planejamento/como-arrumar-mala-viagem